Gerenciamento de projetos

Pressupõe a gestão técnica e administrativa dos contratos/serviços envolvidos na elaboração do conjunto de projetos da edificação, sendo ele contratado totalmente na empresa de arquitetura ou subcontratado parcialmente. As principais tarefas são seleção, escolha, contratação e subcontratação de firmas projetistas, consultores e prestadores de serviços especializados; verificação, aprovação e medições dos serviços; verificação de desempenho dos serviços; administração, liberação e pagamento dos serviços.

Gerenciamento e fiscalização de obras

Supervisão efetiva dos aspectos técnicos e econômicos do desenvolvimento de uma obra. Envolve a administração do contrato de construção ou implantação da edificação com rigoroso controle do cronograma físico-financeiro estabelecido, quantidade e qualidade dos materiais empregados, mão de obra utilizada e toda a sistemática técnica e administrativa do canteiro de obras. Será realizado o acompanhamento para verificação se os responsáveis pela execução da obra a estão executando em fiel atendimento e respeito ao projeto.

Coordenação de projetos

Esta atividade se dará ao longo de todo o desenvolvimento dos projetos e, dependendo das definições contratuais, poderá abranger outras atividades. As principais tarefas são compatibilizar dados e informações; coordenar as soluções dos projetos e consultorias intervenientes na concepção e execução da obra; verificar as interfaces entre projetos complementares, o projeto arquitetônico e as exigências do contratante; compatibilizar os projetos complementares e estes com o arquitetônico.

Orientação para contratação

Apoio durante a elaboração dos orçamentos, auxilio na análise técnica das propostas, auxílio técnico na equalização das propostas e apoio técnico para contratação dos serviços da obra projetada além de obter licenças e alvarás da obra, de acordo com as normas vigentes.

Projetos básicos

Solução desenvolvida do anteprojeto, já compatibilizada com todas as interferências dos projetos complementares. É uma etapa que pode ser suprimida quando não houver necessidade da licitação ou início da obra, antes da conclusão de todos os projetos de execução. Constitui-se no conjunto de elementos que define a obra, o serviço ou o complexo de obras e serviços que compõe o empreendimento, possibilitando a estimativa de seu custo e o prazo de execução.

Projetos executivos

Solução desenvolvida do anteprojeto arquitetônico de forma a permitir a verificação das interferências com os anteprojetos complementares (fundações, estrutura, instalações etc). Devido ao desenvolvimento dos projetos através de processos informatizados, esta subfase não está necessariamente caracterizada por produtos finais específicos (desenhos originais em papel vegetal ou sulfite), que são representados por arquivos eletrônicos distribuídos entre os envolvidos no projeto.